As 7 razões pelas quais pode sentir-se cansado


1 – Stress

O stress atualmente envolve a vida nas mais diferentes vertentes. Se por um lado o stress pode ser um impulso para a ação, quando em excesso pode prejudicar o seu nível de energia.

É importante saber estabelecer limites quer no trabalho quer em atividades de lazer. Um tempo determinado apenas à recuperação permite a eliminação de níveis excessivos de stress e permite a recuperação de energia..


2 – Nutrição

A sua alimentação inclui os nutrientes que o corpo precisa para a atividade que desenvolve? Prepara-se para ter as refeições que necessita com o suporte nutricional que o seu corpo precisa?

A ciência da nutrição exige saber e planeamento. Num mundo movimentado pela diversidade de oferta, pela pressão económica e influência das redes sociais quando se procura fazer uma alimentação adequada é essencial ser conduzido por alguém que tenha esse conhecimento.


3 – Sono

O sono é o momento recuperador e rejuvenescedor. A ausência de ritmos de sono, sono interrompido ou o número insuficiente de horas de descanso são aspetos a ter em consideração quando procuramos perceber a causa do cansaço excessivo ou persistente. Nem sempre a causa de um sono perturbado é fácil de encontrar, implica muitas vezes vários ajustes e análise.


4 – Atividade Física

Assim como o sedentarismo não beneficia o organismo também o exercício em excesso não o equilibra. É frequente observar situações extremadas de esforço interpretadas como saudáveis quando na verdade traduzem um comportamento aditivo e igualmente debilitador.


5 – Sedentarismo

Não é necessário mudar de profissão para ter uma atividade profissional mais saudável. É sim de grande valia a organização do trabalho com curtas pausas que ajudam o corpo e aumentam a concentração.


6 – Cafeína

Análise quanto café ingere? E quando? A cafeína atravessa facilmente as membranas do corpo, entrando na corrente sanguínea através do revestimento da boca, da garganta e do estômago.


Leva apenas 45 minutos para que 99% da cafeína seja absorvida estas membranas. No homem a semi-vida da cafeína é em média de 4 a 6 horas, o que explica por que efeito do café dura cerca de 4 a 6 horas.

Estar consciência das escolhas que fazemos e dos momentos em que as fazemos faz toda a diferença no reflexo para a nossa saúde.


7 – Exposição à luz

A exposição insuficiente à luz solar tem sido associado com o stress, aumento de peso e alterações do sono e energia


  • Anatomia D´Idolo
  • Anatomia D´idolo

© 2020 por Anatomia D´Idolo. Criado com carinho por Tradi