Medicina Personalizada


A medicina genômica permite a realização de uma medicina personalizada. A informação recolhida no genoma humano permite uma opção preditiva da doença onde se identifica um risco maior ou menor em relação a uma população ou indivíduo.


Ao predizer um risco elevado pode-se instituir medidas que previnem a doença ou pelo menos diminuem o risco de um acontecimento ocorrer.

Neste tipo de medicina exige-se uma ação conjunta entre médico e doente. Identificar um problema e planear ações de prevenção é tarefa do médico mas não é suficiente. A participação ativa do doente na implementação de novas rotinas é determinante.


Esta forma de orientação médica e personalizada ao indivíduo e à patologia torna-se única no sentido que é ajustada à pessoa e ao seu ambiente.


A medicina genômica age de forma preventiva e personalizada com o objetivo de evitar ou retardar o desenvolvimento de uma doença, mas o conhecimento que ela oferece obriga a uma vontade inabalável de querer estar bem. Isto porque existe necessidade de modificar rotinas e hábitos antes que a doença aconteça como entidade clínica.


A ciência disponibiliza atualmente uma vasta oferta de testes que nos orientam nessa medicina personalizada.


A escolha do teste deve ser baseada numa análise exaustiva não só da sua história pessoal compreendendo as fragilidades orgânicas, a exposição aos riscos e o seu estado atual.


12 visualizações
  • Anatomia D´Idolo
  • Anatomia D´idolo

© 2020 por Anatomia D´Idolo. Criado com carinho por Tradi